//Destaques

Gestão Ambiental

Desde a MILPO, impulsionamos a atuação ambiental de altos padrões, promovendo os princípios de prevenção, mitigação e controle sobre os possíveis impactos ambientais gerados por suas operações. Mais ainda, estas práticas se sustentam em um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

RECURSOS HÍDRICOS

Um dos principais aspectos que concentra a atenção da MILPO é a gestão adequada e eficiente dos recursos hídricos utilizados nas operações:

  • UM Cerro Lindo: Foi aumentada a eficiência de filtração de 40% a 50% na Planta de Osmose Inversa, mantendo o volume de captação autorizada e a eficiência hídrica em 92%.
  • UM El Porvenir: Foi implementado o Sistema de Bombeamento desde o interior da mina baixa até a planta e mina alta e instalou-se um novo espesador em planta, para aumentar a recirculação de água e diminuir a porcentagem da água na barragem.
  • UM Atacocha: Instalou-se um clarificador para água de mina, eliminando o consumo de água fresca para a planta do rio Huallaga. Também foi eliminado o ponto de descarga do Vaso Atacocha e se reutilizou água para as operações de mina e planta.

ENERGIA

De acordo com a integração operativa das UM El Porvenir e UM Atacocha, aconteceram importantes reduções do consumo energético. De maneira específica, nas operações subterrâneas se passou do sistema tradicional ao sistema LED para a extração de minerais.

RESÍDUOS

Os efluentes gerados pela MILPO cumprem os padrões ambientais respectivos e não impactam negativamente nas fontes de água ou hábitat locais.

EFLUENTES

Los efluentes generados por MILPO cumplen con los estándares ambientales respectivos y no impactan negativamente en las fuentes de agua o hábitats locales.

TRANSPORTES

Apesar dos impactos ambientais relacionados com o transporte de concentrado, materiais, insumos e pessoal não serem significativos nas operações da MILPO, são desenvolvidas diversas iniciativas, principalmente dirigidas à redução das emissões de gases de efeito estufa.

EDUCACIÓN AMBIENTAL

As UM Cerro Lindo e UM El Porvenir desenvolveram o Programa de Educação Ambiental, capacitando nos RCA às áreas operativas da unidade. Adicionalmente, foram realizados treinamentos devido ao Dia Mundial da Água, ao Dia Mundial da Terra e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, incentivando o componente de cuidado e proteção ambiental.