//Destaques

Noticias

Chaccu in Chavín

Com o apoio de Milpo, a comunidade campesina de Chavín organizou e executou a tradicional técnica de captura e tosquia de vicunhas.

De acordo como nosso compromisso com a cultura e valorização das tradições das comunidades do nosso entorno, Milpo contribuiu com a realização da atividade "El chaccu de vicuñas" em Huarasaga, que é uma pratica ancestral pré-hispânica que consiste em cercar grandes zonas de campo com uma grande quantidade de pessoas, as quais vão reduzindo o cerco e encurralando as vicunhas para escolher um a um os exemplares para a tosquia, a fim de obter suas fibras.

Nessa oportunidade, se realizaram as coordenações necessárias com o Servico Nacional Florestal e de Fauna Silvestre (SERFOR) e a Agencia Agraria Chincha, que atestaram a segurança dessa atividade.

Cerca de 200 pessoas da comunidade participaram dessa atividade, conseguindo capturar cerca de 100 vicunhas e podendo coletar 10.02 kgs de fibra. Esta técnica é usada para o benefício das famílias e da comunidade, que investem o valor arrecadado para o bem comum.